A minha Lista de blogues

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Livros e leituras


“O segredo do rio” de Miguel Sousa Tavares Olá! Eu sou a Eduarda, tenho 11 anos e ando na escola E.B.2/3 Pintor Mário Augusto, Alhadas. Nas férias de verão, como não tinha nada para fazer, decidi ler. De repente, olhei para um livro que nunca tinha lido, talvez por desleixo ou por falta de tempo! O livro estava num lado escuro de uma estante de canto no meu quarto. Agarrei-o com calma, porque os livros são nossos amigos e nós não podemos tratar mal os nossos amigos!, e li “ O segredo do rio” de Miguel Sousa Tavares. Sentei-me numa cadeira almofadada e li, li, li… O livro conta, com muitas descrições e rico em vocabulário, a história de um menino que vivia ao lado de um ribeiro. Certo dia, apareceu lá uma carpa falante - é uma espécie de peixe do rio, que pode viver durante muitos anos e dar saltos gigantes fora de água, mas que verdadeiramente não fala! Rapidamente, ela tornou-se amiga  do rapaz, contando-lhe todos os segredos e brincando durante muito tempo com ele ao longo do dia, mas tudo sem ninguém saber. Num certo ano, as colheitas e os pomares deixaram de dar sustento, secando devido aos meses seguidos sem chuvas. O rapaz, com medo de que os pais descobrissem a carpa, mandou-a embora com receio de que a matassem para lhes servir de alimento. Despediu-se dela com uma enorme tristeza! A carpa, como era muito esperta, voltou com uma solução… Agora é ler para saber! Recomendo este livro aos leitores, por ser forte em adjectivos bonitos e por ter uma história apaixonante devido à imaginação do autor!! Eduarda Monteiro, nº5, 6º B